Processo Especial de Revitalização

 

Processo Especial de Revitalização


Trata-se de um mecanismo de recuperação do devedor, que por se encontrar em dificuldades, procura uma solução para controlar os seus incumprimentos ou as dificuldades que se avizinham.

 

O Processo Especial de Revitalização, PER, foi introduzido no Código de Insolvência e Recuperação de Empresas (CIRE), em 2012, e nesta data, este inovador mecanismos de renegociação das dívidas com os credores, era aplicável a tanto a empresas, como a pessoas singulares.

 

Com as alterações ao CIRE, de Julho de 2017, o PER passou a aplicar-se em exclusivo às empresas e os requisitos para as empresas recorrerem ao Processo Especial de Revitalização, tornaram-se mais exigentes. (Conheça os nossos Pontos de Vista - As Alterações ao Código da Insolvência!)

 

No que respeita à Revitalização das Pessoas Singulares, e não obstante estas já não poderem recorrer ao PER, nestas alterações, foi previsto um novo mecanismo de recuperação, em alternativa ao antigo PER: agora as pessoas singulares têm ao dispor um Processo Especial para Acordo de Pagamentos - PEAP. Se quiser ler mais sobre PEAP clique aqui.

 

 

O Processo Especial de Revitalização de Empresas

 

Nos termos dos artigos 17º-A e seguintes, é possível iniciar e estabelecer negociações com os credores, no âmbito de um Processo Especial de Revitalização, de modo a permitir ao devedor que se encontre em situação económico-financeira difícil, seja por falta de liquidez ou por dificuldade em conseguir crédito, um nova estabilidade económica.

 

Negociando o passivo do devedor empresa, por via de um PER, é possível aumentar prazos de pagamento, reduzir valores das prestações, negociar perdão de capital e/ou de juros.

 

Ficando regularizadas as dívidas, por meio de aprovação do plano, mediante votação e aprovação pelos credores, o devedor consegue a sua recuperação económica, sendo esse o propósito do processo.

 

Desta forma, o devedor poderá continuar a conseguir cumprir com os pagamentos aos seus credores, evitando a insolvência da sua empresa, a liquidação do seu património e demais situações de incumprimento.

 

Lopes da Silva | Advogado

 

 

Outros artigos relevantes:

*(Atualizado de acordo com as alterações de 2017, ao CIRE)

 

 

 

‪#‎Insolvência‬‬ ‪#‎Revitalização‬‬ ‪#‎PER‬‬ ‪#‎Advogados‬‬

 


 

Please reload

Please reload

  • Grey Facebook Icon
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Twitter Icon
  • Grey G+ Icon
  • Grey Instagram Icon

2013 - 2018

all rights reserved to

lOPES DA SIlva advogado

insolvência & revitalização