top of page

Processo Especial de Revitalização - Atualizado


PER, lopes da silva advogado, insolvência, revitalização

Este artigo, inicialmente publicado em 2012 após o surgimento do Processo Especial de Revitalização (PER), tem passado por constantes atualizações para refletir as mudanças legislativas ocorridas ao longo dos anos.

O Blog Jurídico Insolvência & Revitalização, de Lopes da Silva Advogado, está comprometido em fornecer informações precisas e atualizadas sobre a lei de insolvências. Assim, apresentamos uma série de artigos revisados para garantir que nossos leitores tenham sempre acesso às informações mais recentes.


Processo Especial de Revitalização (PER): Uma solução para empresas e indivíduos em dificuldades financeiras


O que é o Processo Especial de Revitalização (PER)?

Lopes da Silva Advogado, Insolvência, Recuperação, Revitalização, Processo Especial de Revitalização, Processo Insolvência, Exoneração do Passivo Restante, Penhoras, Sobreendividamento, Endividamento, Incumprimento Bancário, Dívidas, insolvencia, advogado insolvencia

O Processo Especial de Revitalização é um instrumento jurídico e financeiro de recuperação do devedor, que enfrenta adversidades económicas, o qual, seja por falta de liquidez ou por dificuldade em conseguir crédito, está numa situação económica difícil e que encontra no PER a possibilidade de uma nova estabilidade económica.

Este mecanismo, introduzido em 2012 no Código de Insolvência e Recuperação de Empresas (CIRE), visa proporcionar uma oportunidade de negociação e reestruturação das dívidas, com o objetivo principal de evitar a insolvência.

Com a introdução do PER na legislação de insolvência em Portugal, e como consequência direta, verificou-se uma diminuição acentuada das insolvências no país. - Mas, será que essa tendência se manteve ao longo do tempo? Descubra mais em nosso artigo: "Será que efectivamente as insolvências diminuíram?". Não perca essa análise detalhada!


Como funciona o PER?

Nos termos dos artigos 17º-A e seguintes do CIRE, o PER permite ao devedor, que se encontre em situação económico-financeira difícil - seja por falta de liquidez ou por dificuldade em obter crédito - iniciar e estabelecer negociações com os credores. O foco é reestruturar os passivos, ampliando prazos de pagamento, renegociando valores das prestações e, em alguns casos, até mesmo negociando a redução ou perdão de partes da dívida.


Quem pode se beneficiar do PER?

O Processo Especial de Revitalização quando foi criado em 2012, a lei não distinguia o tipo de devedor, entendendo-se, naquela altura, que tanto se poderia aplicar-se o PER, a empresas, como a pessoas singulares. Começaram porém a levantar-se questões doutrinais, e com a aplicação da lei nos tribunais, o entendimento da jurisprudência começou a ser diverso o que gerou alguma insegurança jurídica, às vezes aplicava-se o PER às pessoas singulares, outras vezes não. Isto motivou a uma evolução da lei, com vista a clarificar esta situação.


Assim em 2017, a lei das insolvências em Portugal evoluiu uma vez mais, e introduziu grandes e modificações de regime. Sendo que a grande primeira foi a implementação de uma nova realidade, o PEAP - Processo Especial para Acordo de Pagamento, que fez a derradeira distinção entre:

  • Revitalização de pessoas singulares - PEAP;

  • Revitalização de empresas e empresários - PER.

 
 

Quem pode se beneficiar do PER?


O Processo Especial de Revitalização é uma opção - agora - para empresas e empresários pessoas singulares. O objetivo do processo, é sempre o mesmo: oferecer uma segunda chance, evitando a liquidação de patrimónios e garantindo que os compromissos financeiros sejam cumpridos, mediante a negociação de uma nova forma de pagar aos credores existentes.


Benefícios da aprovação do plano de revitalização


Negociando o passivo do devedor por esta de um Processo Especial de Revitalização é possível aumentar prazos de pagamento, reduzir valores das prestações, negociar perdão de capital e/ou de juros.


Após negociações e elaboração do plano de revitalização, este é submetido à votação e, se aprovado pelos credores, pode ser homologado pelo Juiz, passando a ter validade jurídica. Com as dívidas regularizadas conforme o plano, o devedor retoma a sua estabilidade económica, continuando a cumprir seus compromissos e evitando situações futuras de incumprimento.


Quais as alterações em concreto do Novo PER


A alteração de 2017, que impactou bastante o Processo Especial de Revitalização, não se cingiu ao esclarecimento da dúvida doutrinal se os PER se aplicavam às pessoas singulares em geral. As alterações em concreto alteraram a matriz do PER, que apesar de manter o mesmo nome, o processo em si, modificou substancialmente, tornando-se um processo mais exigente do ponto de vista formal, e dos requisitos para permitir o acesso a este instrumentos, que implica uma nova postura por partes das empresas e empresários, no sentido de se anteciparem aos problemas financeiros e à própria situação económica difícil.


Conheça mais a fundo o que trouxe e o que implica a nova versão do PER.

PER, Lopes da Silva Advogado, Insolvência, Revitalização

Em Conclusão


Está a enfrentar dificuldades financeiras e precisa de orientação sobre o Processo Especial de Revitalização? [Entre em contacto com Lopes da Silva | Advogado] e descubra como podemos ajudar.


Desta forma, o devedor poderá continuará a conseguir cumprir com os pagamentos aos seus credores, evitando a liquidação do seu património e demais situações de incumprimento.

Lopes da Silva | Advogado

Outros artigos relevantes:

bottom of page