INSOLVÊNCIAS 'R US - Quando a insolvência é a salvação do seu negócio.

 

O CIRE, Código de Insolvência e Recuperação de Empresas, apresenta várias soluções para os negócios que encontrem dificuldades na sua estabilidade económica e que poderão ser a solução para salvar a sua empresa e evitar fechar as portas. 

 

Os mecanismos de recuperação presentes no CIRE potenciam a recuperação das empresas em crise, permitindo ao gestor da empresa uma reação mais eficiente em momentos de dificuldades e que lhe permitirá uma reorganização da estrutura financeira da sua empresa, possibilitando uma nova oportunidade de fazer prosperar o seu negócio. 

 

Recentemente foi divulgada uma notícia na comunicação social, sobre uma empresa gigante do retalho, com a qual podemos perceber as potencialidades dos mecanismos de recuperação aplicados aos negócios em dificuldade. Confrontada com problemas de liquidez derivados de investimentos no passado que não terão dado os frutos pretendidos e com a ávida concorrência do mercado online, a entidade, viu-se forçada a recorrer a um processo de insolvência de modo a reestruturar a empresa e tentar salvar o seu negócio.

Também esta, poderá ser a solução para o seu negócio, aconselhe-se.

Este passo mais não é do que uma decisão de gestão, estratégica e ponderada, que protege a empresa dos seus credores, no interesse dos seus credores, e que permitirá a flexibilidade financeira necessária para a empresa reinvestir e se reposicionar de forma competitiva face às mudanças no sector.

 

Quando uma empresa não consegue cumprir com os seus credores ou quando esteja na iminência de entrar em incumprimento para com eles, é sinal de alarme. É importante identificar atempadamente os diversos sinais de alerta e agir em conformidade. Reconhece os sinais de alerta presentes na sua empresa? Não estará na hora de agir e evitar fechar as portas? O processo de insolvência e demais mecanismos de recuperação, poderão ser a solução para a recuperação da sua empresa. Porém, os timings aqui são essenciais, agir no momento certo é importante para assegurar a recuperabilidade do negócio, bem como para definir a estratégia a seguir. O aconselhamento com um advogado experiente na matéria é o primeiro passo a dar.

 

Em Portugal, a lei das insolvências prevê diversas soluções para auxiliar o seu negócio numa recuperação financeira:

 

 

 

É necessário identificar em que momento económico e financeiro se encontra a empresa, ou seja, se está numa situação económica difícil ou se, por outro lado, já caiu numa situação de insolvência. A recuperação é possível – haja negócio!

 

Faça um diagnóstico financeiro à sua empresa e conheça as soluções para recuperar o seu negócio, consulte um advogado.

 

 

Lopes da Silva | Advogado

 

 

Veja também

 

Please reload

Please reload

  • Grey Facebook Icon
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Twitter Icon
  • Grey G+ Icon
  • Grey Instagram Icon

2013 - 2018

all rights reserved to

lOPES DA SIlva advogado

insolvência & revitalização