top of page

A Máscara do Endividado: o desfile da Insolvência Pessoal

Lopes da Silva Advogado, Insolvência e Revitalização, Insolvência Pessoal, Plano de Pagamentos, PEAP

A Máscara do Endividado: o desfile da Insolvência Pessoal

A folia de Carnaval está instalada e o país vive estes próximos dias de olhos virados para os festejos. Não é altura para conversas sérias!... Faraós, Reis, Princesas e Super-Heróis, as máscaras saem às ruas, a música está no ar, as cores espalhadas por todo o lado; a alegria reina e o povo agradece que aproveita o embalo e exorciza os seus problemas com as brincadeiras de Carnaval!

Durante estes dias colocam-se as máscaras e adiam-se os problemas! Afinal é Carnaval e ninguém leva a mal.

Porém, as "máscaras" não são frequentes só no Carnaval. Nem tão pouco adiar os problemas se restringe apenas a estes dias de Carnaval...

E bom exemplo disso são os problemas financeiros!


Os Problemas Financeiros e a Máscara do Endividado

O Endividamento e os problemas financeiros geram grande constrangimento social que leva, com grande rapidez, a que se coloque uma máscara, ainda que não seja Carnaval! - Uma máscara social como chamam os psicólogos!

A Máscara do Endividado tem vários fins, por um lado ajuda a esconder os problemas financeiros para que os demais pessoas não se apercebam, aligeirando assim, o estigma social; por outro, sob um véu de positivismo ajuda o endividado enganar-se a si próprio convencendo-se como afinal as “coisas estão bem” e assim se empurraam os seus problemas mais uns dias, adiando os seus problemas financeiros mais tempo.

O problema do sobreendividamento é sério e deve merecer a atenção do devedor para que em tempo possa encontrar soluções para recuperar da sua situação de dificuldades económicas. Mas como saber se já está à beira desse precipício financeiro ou se ainda está a tempo de reverter o cenário?

Não espere que a sua situação se agrave ainda mais. Sem máscaras, procure aconselhar-se com um advogado, a fim de recuperar a sua estabilidade financeira, saiba mais sobre o processo especial para acordo de pagamento.

a espiral do sobreendividamento e as Máscaras de Oxigénio

A Máscara do Endividado vem frequentemente conjugada com uma outra... a Máscara de Oxigénio!

Muitos endividados vivem de máscaras de oxigénio pois, para atenuar as suas dificuldades financeiras, erradamente, contratam créditos, para pagar créditos, obtendo assim umas "garrafas de oxigénio" que lhes permitem "sobreviver" um pouco mais e adiar o problema de endividamento.

Assim que se inicia a espiral de endividamento.

Ao contrário de uma serpentina de Carnaval que lançada se expande, a espiral de endividamento tem o movimento contrário e cerca cada vez mais o devedor, fazendo-o agravar a sua situação de sobreendividamento.

O Mascarar das dívidas e adiar o inevitável

O que não se vê por trás das máscaras do endividamento, são famílias que lutam todos os dias por honrar os seus compromissos. Que vivem constrangidas com a situação de sobreendividamento e por vezes envergonhadas ao ponto de não pedirem ajuda.

As soluções remendo que vão arranjando para mascarar as dívidas e adiar o inevitável tendem a agravar o problema. Remendam, temporariamente, não reparam a situação!

São vários os motivos que levam as famílias à insolvência (leia mais aqui), e pode ter proporções gravíssimas na vida financeira da família, viver com o problema:

  • arrastar a situação,

  • em negação,

  • envergonhado,

  • atrás de uma máscara.

Explore as opções da lei da insolvência em Portugal, para lidar com o sobreendividamento das famílias.

 
 

A Importância de Um Aconselhamento Adequado

Sobre-Endividado não significa que não quer pagar aos credores, pode significar que a vida o levou por circunstâncias que o impossibilitam atualmente de fazer face às responsabilidades assumidas.

Não se esconda mais atrás da máscara do endividamento, deixe cair a máscara e procure a ajuda de um advogado experiente em insolvência, retome o controlo da sua vida financeira. Contacte-nos!



O advogado é o único profissional habilitado para avançar com um processo de insolvência.


Até trocar a máscara: Feliz Carnaval!

Lopes da Silva | Advogado

bottom of page