top of page

Resoluções de Ano Novo e Decisões Financeiras: Um Feliz Ano Novo livre de Dívidas!

Lopes da Silva Advogado, Insolvência e Revitalização, Insolvência Pessoal, Plano de Pagamentos, PEAP

Agora que a loucura do Natal já passou, e se aproxima o final do ano, chegou para muitos uma altura de reflexão e introspecção, sendo tempo de preparar as resoluções para o Ano Novo. Ainda que nem todos sejam dados a resoluções de ano novo, é frequente que se estabeleçam objectivos a atingir ao longo do ano vindouro. Algumas das resoluções ou objetivos mais comuns nesta época, têm a ver com questões económico-financeiras que dizem respeito à família ou ao negócio que exploram. Se já está nesta fase, conheça as nossas sugestões para estabelecer as suas resoluções financeiras para o próximo ano de forma a que se consiga manter focado em alcançá-las.

As Resoluções Financeiras para o Novo Ano devem ser: SMART!

Ao definir as suas resoluções para o próximo ano, lembre-se que as deve manter SMART, só assim será possível conseguir cumprir os seus objectivos e manter-se fiel aos compromissos para o novo ano!


SMART significa inteligente e para isso as suas resoluções devem ser:

  • * S - Specific - Específicas e claras

  • * M - Measurable - Mensuráveis, isto é, que seja possível medi-las e analisá-las

  • * A - Attainable - Atingíveis, devem ser alcançáveis

  • * R - Realistic - Realistas, as possíveis com os meios disponíveis

  • * T - Time-Sensitive - Temporizáveis, isto é, definidas no tempo, com prazo para as alcançar!

Primeiro passo para boas resoluções financeiras

As decisões financeiras, sejam elas na vertente familiar, sejam na vertente empresarial, devem ter dois sólidos apoios:

  • Um orçamento bem estruturado onde se prevêem todos os gastos, encargos, despesas, responsabilidades, obrigações e consumos expectáveis, e por outro lado,

  • Devem ser relacionados todos os recebimentos e entradas de dinheiro que estão previstos para o próximo ano!

É com base nesta informação que consegue estabelecer as suas resoluções SMART! Para saber como fazer o seu orçamento, leia mais aqui!

Importantes decisões financeiras na pressão de uma situação económica difícil

De um ponto de vista económico, os últimos anos não têm sido fáceis, e isso tem-se refletido na carteira das famílias e no desenvolvimento dos negócios. As resoluções a que nos temos referido, e a análise do orçamento como primeiro passo, são essenciais do ponto de vista preventivo! E prever, é antecipar os problemas! Neste caso, antecipar os problemas financeiros. Esta programação é frequentemente menosprezada, e de todo mais difícil de estabelecer quando já vive em pressão de uma situação económica difícil. Resoluções financeiras para o próximo ano, permitem estabelecer consigo mesmo um compromisso em melhorar. E apenas em perspectiva, consegue ter a cabeça fria para tomar as importantes decisões financeiras para sair das dívidas! Sucede porém, que quando a situação económica difícil está instalada, isto é, quando enfrenta dificuldades sérias em cumprir pontualmente as suas obrigações, e entretanto os credores começam a bater à porta, pode já ser tarde para atuações preventivas... Se a sua família está a enfrentar dificuldades em fazer face às obrigações assumidas, leia mais aqui, sobre como pode reagir! A inércia em tomar medidas preventivas, ou o arrastamento da tomada de decisões financeiras estruturais afetam grandemente a possibilidade de recuperação financeira! Há decisões que não se podem adiar por muito mais tempo. Se é a sua empresa que atravessa estas dificuldades financeiras, não adie mais a decisão, leia mais aqui e veja como ainda poderá salvar o seu negócio! Votos de Ano Novo Livre de Dívidas!

bottom of page