top of page

Nas mãos do Administrador de Insolvência


Lopes da Silva Advogado, Insolvência, Recuperação, Revitalização, Administrador de Insolvência, Administrador Judicial Provisório, Fiduciário, AI, AJP, Processo Especial de Revitalização, Processo Insolvência, Exoneração do Passivo Restante, Penhoras, Sobreendividamento, Endividamento, Incumprimento Bancário, Dívidas, insolvencia, advogado insolvencia

O papel do Administrador de insolvência


O papel do Administrador de Insolvência é crucial no Processo de Insolvência, servindo os interesses da Massa Insolvente, ou seja o conjunto de interesses dos credores no processo de insolvência, e atua como um extensão do tribunal, sendo olhos e os braços do juiz, segurando a batuta de maestro que encaminha o processo de insolvência, fora do tribunal.

O Administrador de Insolvência, é uma figura presente e importante, nos processos de insolvência:

  • Processos de Insolvência Pessoal

  • Processos de Insolvência de Empresa.

 
 

Mas, quem é ele e quais são as suas responsabilidades? Vamos aprofundar.


O que é o Administrador de Insolvência?


O Administrador de Insolvência é um profissional que surge nomeado pelo Tribunal, no âmbito do Processo de Insolvência e que visa proteger os interesses da massa insolvente.

Requisitos e regulamentação do profissional

Qualificação e idoneidade e Regulamentação pela CAAJ

O Administrador de Insolvência é um profissional que se espera ser idóneo, dotado de conhecimentos técnicos tanto económicos como jurídicos e cuja profissão é regulada pela CAAJ, Comissão para o Acompanhamento dos Auxiliares da Justiça, entidade responsável pelo acompanhamento, fiscalização e disciplina dos administradores judiciais.


Funções e deveres do Administrador de Insolvência


Com a sentença de insolvência, o Juiz nomeia o Administrador de Insolvência responsável por aquele processo, podendo apenas ser nomeados os Administradores Judiciais que constem das listas oficiais, que são públicas e disponibilizadas permanentemente no Portal Citius.



O Administrador de Insolvência é o Zelador da Massa Insolvente


Uma vez notificado da nomeação, o Administrador de Insolvência assume de imediato a sua função. É uma figura permanente ao longo do processo de insolvência e, é a pessoa incumbida da gestão ou liquidação da massa insolvente, sendo competente para a realização de todos os atos que lhe são conferidos pelo estatuto do Administrador Judicial e pela lei.

Se é Administrador de Insolvência e pretende apoio jurídico nos processos de insolvência que acompanha ou precisa de representação jurídica para as ações das massas insolventes, entre em contacto conosco e saiba como podemos colaborar.



Independência e isenção


No exercício das suas funções, o Administrador de Insolvência, deve atuar com absoluta independência e isenção, estando-lhe vedada a prática de quaisquer atos que, para seu benefício ou de terceiros, possam pôr em crise, consoante os casos, a recuperação do devedor, ou, não sendo esta viável, a sua liquidação, devendo orientar sempre a sua conduta para a maximização da satisfação dos interesses dos credores em cada um dos processos que lhe sejam confiados. Exerce a sua atividade sob a fiscalização do juiz, que pode, a todo o tempo, exigir-lhe informações sobre quaisquer assuntos ou a apresentação de um relatório da atividade desenvolvida e do estado da administração e da liquidação.


A Relação entre Administrador de insolvência e insolventes

O papel do Administrador de Insolvência varia conforme se trata de uma insolvência de empresas ou de uma insolvência de pessoal singulares.

Assume uma posição crucial no processo de insolvência, fazendo o encadeamento entre os interesses do credor e os interesses do insolvente. Repare-se tem graus diferentes de intervenção tratando-se de processo de insolvência de agregados familiares ou de sociedades comerciais.



O Administrador de Insolvência no Processo de insolvência de empresa


Nos processos de empresas, bastante mais impessoais, o Administrador de Insolvência sobrepõe-se aos administradores/gerentes das empresas, decidindo tudo quanto relevante na vida da empresa.



O Administrador de Insolvência no Processo de insolvência Pessoais e familiares


Nos processos de insolvência de pessoas singulares, existe toda uma estrutura familiar, pessoal e profissional que, não obstante a insolvência, deve ser preservada, pela importância social que assume. A atuação do Administrador de Insolvência, nessa qualidade, e mais tarde, na qualidade de Fiduciário, tem relevância adicional nestes casos, pois, imiscui-se no seio de um agregado familiar, apreendendo os seus bens, solicitando informação, fiscalizando e orientando os atos dos insolventes.


os poderes do Administrador de insolvência

Administração da massa insolvente

Declarada a sentença de insolvência, o insolvente fica imediatamente privado dos poderes de administração e disposição do seu património; assim que, ficam nas mãos do Administrador de Insolvênciaos poderes de representação do insolvente em todos os atos de carácter patrimonial, os poderes de administração de todo o património insolvente sejam bens imóveis, bens móveis e direitos, que passam a integrar a massa insolvente, assim como o poder de dispor deles, liquidando-os, de forma a pagar aos credores da insolvência.


Reclamações de créditos


Ao Administrador de Insolvência compete receber as reclamações de créditos apresentadas pelos credores e verificar a existência dos mesmos, reconhecendo-os ou não, de modo a apurar o total da dívida real a ser considerada para efeitos da insolvência. A par da verificação de créditos, deve elaborar um inventário dos bens e direitos de modo a que sejam apreendidos a favor da massa insolvente, que passam a integrá-la. Com esta finalidade surge o relatório apresentado para apreciação em sede de assembleia de credores.

É um credor que necessita de reclamar os seus créditos em processo de insolvência? Garanta o cumprimento dos prazos e a defesa dos seus direitos na reclamação dos seus créditos, com a nossa experiência jurídica. Contacte-nos para garantir os seus direitos.


liquidação do património e recuperação do insolvente


Insolvência Pessoas Singulares

No caso das pessoas singulares, o Administrador de Insolvência, pronuncia-se quanto à possibilidade de lhes vir a ser concedido o pedido de exoneração do passivo restante.

Se pretende obter o perdão das suas dívidas, o primeiro passo é falar com um Advogado de Insolvência, marque uma reunião. Para mais informações sobre insolvência pessoal, leia mais aqui, explore o nosso blog Insolvência & Revitalização.


Insolvência Empresas

Quanto às pessoas colectivas, se a insolvência passa pela liquidação ou recuperação da empresa. Sendo esta última possível, poderá apresentar um plano de insolvência que vise a recuperação da empresa.

A sua empresa enfrenta desafios financeiros nos quais a insolvência pode ser a solução? Marque uma reunião para analisar a sua situação com um Advogado de Insolvência. Para mais informações sobre insolvência empresarial, leia mais aqui, e explore essa secção no nosso blog Insolvência & Revitalização.


em conclusão


Em conclusão, o Administrador de Insolvência deve preparar o pagamento das dívidas do insolvente à custa das quantias em dinheiro existentes na massa insolvente, designadamente das que constituem produto da alienação, ou seja, da venda que lhe incumbe promover, dos bens que integram a massa.


O Administrador de Insolvência gere e promove a venda desses bens, de modo a que o produto da venda sirva para pagamento aos credores da insolvência. Quanto aos direitos que façam parte do património do insolvente, deve promover pela sua conservação e retirar os frutos possíveis para que revertam para a massa insolvente, e no caso específico das empresas, sendo a recuperação um caminho, deverá diligenciar pela continuação da exploração da mesma, evitando, em qualquer dos casos, tanto quanto possível o agravamento da situação económica.

Interessado em saber mais sobre processos de insolvência ou precisa de ajuda nessa área? Marque uma reunião com o nosso escritório!



Lopes da Silva Advogado, Insolvência, Revitalização

Lopes da Silva | Advogado


bottom of page