top of page

Suspensão de Penhoras e Processos Executivos



Lopes da Silva Advogado, Insolvência, Recuperação, Revitalização, Penhoras, Suspensão Penhoras, Processos Executivos, Processo Especial de Revitalização, Processo Insolvencia, Penhoras, Sobreendividamento, Endividamento, Incumprimento Bancário, Dívidas, insolvencia, advogado insolvencia

Processos executivos e penhoras são inevitáveis em cenário de incumprimento bancário. Aliás, são centenas os processos diários que entram nos nossos tribunais.


Processos executivos e penhoras, o que fazer?


Em um cenário de incumprimento bancário, Processos Executivos e Penhoras tornam-se uma realidade recorrente, conduzindo centenas de casos aos tribunais todos os dias.

Neste contexto, quais opções um devedor possui para enfrentar e, possivelmente, superar tais desafios?



O Impacto Devastador das Penhoras para o devedor


Na óptica do devedor que esteja em dificuldades económicas para fazer face às responsabilidades que assumiu, o efeito da chegada de uma penhora ao seu salário é devastador e intensifica a pressão financeira e emocional que já enfrenta. Sem penhora ativa, provavelmente já vive com constrangimentos financeiros, imagine com uma redução súbita de 1/3 do seu rendimento. E não é apenas o salário que está em risco, também podem ser alvo de penhora:

  • Bens imóveis,

  • Bens móveis,

  • Direitos

Possivelmente, este cenário implicará incumprimentos nas demais responsabilidades, gerando, obviamente, outros processos executivos e penhoras, gerando uma avalanche de incumprimentos e processos executivos.

Por outro lado, nos casos em que a penhora não incida sobre os rendimentos do devedor, mas sim sobre um bem imóvel, ou até mesmo sobre os seus bens móveis, o património do devedor está em risco de ser vendido para pagamento da dívida.

- Se recebeu alguma notificação no âmbito de um processo executivo, marque uma reunião com um Advogado para garantir a defesa dos seus direitos.


Soluções para os Processos Executivos


Com uma penhora ativa, poucas são as soluções para o devedor. Ou pagar a sua dívida ou se tenta, eventualmente, com a abertura por parte do credor, negociar um plano de pagamentos em específico para aquela dívida.

Caso contrário, forçosamente terá de viver com a penhora no seu salário.


Oposição à execução e oposição à penhora


A lei permite que o devedor alvo de um processo executivo, ou alvo de uma penhora, venha dizer de sua justiça e tente defender os seus direitos. Para isso tem ao dispor a oposição ao processo executivo e a oposição à penhora. Ambos os processos deverão ser analisados por um Advogado, numa consulta jurídica, pois cada caso é um caso, [ Marque Reunião ].


Fundamentos de Oposição


Os fundamentos, tanto de oposição à execução, como de oposição à penhora, estão balizados na lei. Ou seja, o devedor só se pode opor naqueles casos, para aquelas situação específicas e concretas.

Em alguns casos, o devedor tem razão, porém, na esmagadora maioria das vezes, há que ser prático e para tal o devedor deve concretamente questionar-se da seguinte forma:

  • A dívida que me estão a exigir, fui eu que assinei?

  • A dívida que estão a cobrar, já paguei? Ou cumprir sempre as prestações, no valor exigido e nos dias exigidos?

  • Estou em incumprimento?

Responder afirmativamente a estas questões pode indicar que a apresentação de oposição não seja o caminho mais indicado e que não obterá o vim pretendido. Assim temos que pensar em grande plano, tendo em consideração toda a realidade de rendimentos e dívidas do devedor.

A Visão a Curto Prazo e a Necessidade de Uma Solução a Longo Prazo para o devedor

Considero que na maioria dos casos em que já existe penhora ativa, e o devedores têm outros encargos financeiros, aos quais começa a não conseguir fazer face, os devedores pecam pois têm uma visão a curto prazo e uma visão muito limitada da situação em concreto.


Isto é, o que pretendem é resolver aquilo que lhe "doí" naquele momento, não percebendo que o que origina aquela dor vai mais além do que aquela dívida, ou aquele credor. Trata-se de uma situação económica difícil que enfrentam e é transversal à realidade do seu endividamento. O que pretenderem, ainda que momentaneamente, é parar aquela penhora em específico. O que naquele momento querem é de um limitado balão de oxigénio.

Parece-me que procuram apenas curar um mero sintoma e não a doença que recorrentemente desencadeia aquele sintoma, o sobreendividamento.


Num cenário de dívidas, é prudente analisar-se a situação económica do devedor, aferindo, se concretamente tem condições financeiras para cumprir as responsabilidades que assumiu e atentas as conclusões, concretizarem-se cenários, reais e exequíveis, numa perspectiva a médio e longo prazo.


Olhar além da situação imediata e considerar uma estratégia financeira a longo prazo pode ser o caminho mais prudente e benéfico e que conduz, efetivamente, à recuperação do devedor.

Renegociar Dívidas e o revitalização do devedor

Para devedores em apuros financeiros, os mecanismos de Revitalização, previstos no CIRE, Código de Insolvências e Recuperação de Empresas, oferecem uma oportunidade de reestruturar e renegociar dívidas do devedor. Esses instrumentos podem ser alternativa valiosa à insolvência, tanto para empresas como para famílias.

A Revitalização, seja na modalidade de PER - Processo Especial de Revitalização (para empresas e empresários), ou de PEAP - Processo Especial para Acordo de Pagamentos (para pessoas singulares e famílias) pode ser uma alternativa valiosa à insolvência, especialmente para:

  • empresas que procuram evitar o encerramento e continuar suas operações, e

  • famílias que não querem perder o seu património.

 
 

suspensão de penhoras


No ínicio do PER ou do PEAP, todas as penhoras e processos executivos são suspensos, dando ao devedor um alívio temporário e a oportunidade de negociar um plano de pagamento com seus credores. Assim apesar de haver dificuldades económicas para fazer face às responsabilidades que assumidas, e existirem em curso processos executivos, com ordem de penhora, pode o devedor renegociar a generalidade das suas dívidas, aproveitando aquele momento de suspensão para reorganizar a sua vida financeira.


A suspensão dos processos executivos mantém-se até que se chegue a acordo final com os credores. Assim, as penhoras existentes manter-se-ão suspensas até terminadas as negociações e os credores decidam aprovar ou recusar o plano.


Alcançando o acordo, mediante a aprovação de um plano de pagamentos, no âmbito de um daqueles mecanismos de Revitalização, em que se estipule e seja homologada uma nova forma de pagamento das dívidas, o devedor fica com a situação regularizada e os processos executivos terminam, pois a dívida será paga, nos exatos termos do acordo alcançado com todos os credores.

Desta forma, garante-se a recuperação económica e financeira do devedor, permitindo-lhe contornar uma situação de debilidade económica, evitando a sombra da insolvência.

Evitar a insolvência e salvar património


No âmbito de um Processo Especial de Revitalização (PER), ou de um Processo Especial para Acordo de Pagamentos, (PEAP) é possível evitar a insolvência do devedor. Por conseguinte, não será liquidado o património do devedor, pessoa singular ou coletiva. No caso particular das empresas, estas poderão manter a sua atividade em funcionamento, evitando o encerramento da empresa.


Quando a Insolvência é a Única Saída


Existem situações em que as alternativas para solucionar o endividamento, simplesmente se esgotam, não existindo outra saída, senão uma. Seja porque:


  • Não se conseguiu a contratação de novo crédito;

  • A consolidação de créditos não foi aprovada, ou sendo, os valores das prestações são demasiado altos para o devedor;

  • Quanto os credores não aprovaram o plano ou acordo de pagamentos;

  • Ou apenas porque, não é viável ao devedor manter aquela situação financeira,

Nestes contextos, a Insolvência é a única saída, especialmente quanto as demais alternativas são insatisfatórios ou inexistentes. [ Saiba mais sobre Insolvência ].



Exoneração do passivo restante - a esperança para as famílias saírem das suas dívidas


No caso específico das famílias, a declaração de insolvência, e a concessão do benefício da Exoneração do Passivo Restante, pode ser a alternativa mais sensata e apropriada a seguir.

Conheça as particularidades da insolvência para indivíduos e famílias. Saiba mais!


Insolvência Pessoal, Lopes da Silva Advogado, Insolvência, Revitalização

Conclusão


Os Processos Executivos e as Penhoras são realidades presentes na vida de muitos portugueses. Lidar com eles requer estratégia e conhecimento jurídico.

Se se encontra nesta situação, não hesite em consultar um Advogado .


Lopes da Silva Advogado, Insolvência, Revitalização

Lopes da Silva | Advogado

bottom of page